quinta-feira, 26 de abril de 2012

Apresentação do 1º Encontro PIBID/UEM (Resumo)

Entre os dias 14, 15 e 16 de Março de 2012, foi realizado o 1º Encontro PIBID/UEM,
com a temática Licenciaturas: desafios e perspectivas, em Maringá, Paraná.
(http://www.pibiduem.com.br/apresentacao)

O Coletivo Arteiro, representado pelo bolsista Kim Kauã Cunha Coimbra,
realizou uma apresentação de comunicação oral, publicando o artigo:
DO OUTRO LADO DO MURO: A ARTE URBANA NOS ESPAÇOS DA ESCOLA BÁSICA ANTÔNIO RAMOS (ITAJAÍ, SC).

A publicação online estará disponível entre Maio e Junho.
Mas em anexo vocês podem ler o resumo.

Abraços e até mais...


DO OUTRO LADO DO MURO: A ARTE URBANA NOS ESPAÇOS DA ESCOLA BÁSICA ANTÔNIO RAMOS (ITAJAÍ, SC)


RESUMO


Financiado pelo Programa de Iniciação a Docência na Educação Básica – PIBID, vinculado às instituições CAPES e UNIVALI, tal trabalho procurou possibilitar diálogos entre a arte urbana e a escola, intervindo e construindo espaços para a educação estética. O projeto foi realizado na Escola Básica Antônio Ramos, bairro Cordeiros, no município de Itajaí, Santa Catarina, com três turmas (1º, 2º e 3º ano), atendendo crianças entre 6 e 10 anos, no período entre março de 2011 a julho de 2011. O tema surgiu a partir de um questionário prático realizado a fim de investigar as vivências e relações entre os alunos e a arte. Pode-se constatar que na relação das crianças com a arte, ainda há uma ênfase em conceitos estéticos ligados a um conhecimento erudito, desconsiderando os valores culturais específicos que fazem parte das manifestações e produções artísticas e culturais da região. As crianças e a própria comunidade, muitas vezes, desconsideram as produções culturais locais, importando outros conceitos ligados à arte. Assim delimitamos as propostas com foco na arte popular chegando ao movimento urbano da arte de rua em Itajaí. Planejamos 12 ações teórico/práticas com os seguintes objetivos: conhecer e vivenciar com os alunos as diferentes linguagens da arte urbana; construir intervenções se apropriando do espaço escolar; conhecer e analisar as obras/intervenções de artistas/grafiteiros/interventores da região de Itajaí; manipular técnicas e suportes da arte urbana e graffite. Observamos que é possível criar ações que estabeleçam um diálogo entre o pensar a intervenção no espaço público e a intervenção no espaço escolar, já que nestes estão presentes às produções artísticas e culturais que constroem a identidade dos alunos.


Palavras-chave: Arte urbana. Educação Estética. Espaço Escolar.

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